top of page
shutterstock_664808098.jpg

Colabore

Cidadão londrinense queremos ouvir você!

Participe das enquetes e ajude a construir o futuro de Londrina

Resultado 
1ª pesquisa

Levando em conta os aspectos positivos e negativos de Londrina, que nota você dá para a cidade, entre 1 a 10?​

Imagens site-30.png

Atualizado em 07/04/2021

Resultado 
2ª pesquisa

Quais são os 3 atributos que melhor expressam o seu sentimento com relação a Visão de futuro de Londrina?

Imagens-site.png

Atualizado em 28/04/2021

Você ainda pode contribuir com as pesquisas!

O MasterPlan vai estabelecer os principais problemas da cidade a serem superados e definir estratégias para o horizonte de 2040. Responda a enquete e contribua, em menos de 4 minutos, para a construção do futuro de Londrina!

shutterstock_1700018134.jpg

Priorização de Desafios para Londrina 2040

DEIXE SUA OPINIÃO 

Contribuições da população

EVERTOM​

Integração apps para transporte público mais eficiente, um mirante no marco zero e bondinho rodoviária, com marco zero,igapó ponto turístico e uma via expressa (terceira opção) zona norte / centro pelo lado leste, atual linha de trem perto Lindóia, atacadao, jd ideal a utfpr. Preservacao Vila casoni, Museu virtual.

03/07/2021 22:55

​

​

DEISE PERUSSI​

Com esse projeto imagino q se concretizar, Londrina vai ser a melhor cidade em qualidade de Vida do Brasil. Como ponto fundamental na sustentabilidade, precisamos cuidar da nascente do Lago Igapó, que é uma das maiores riquezas de nossa Cidade. A Educação Pública Municipal já está em alto nivel de qualidade. O Hospital Universitário está fazendo um trabalho de qualidade nesta pandemia. Não foi a toa q Marcelo Belinati teve quase q 80% de votos na última eleição, está fazendo uma administração excelente ao meu ver. Foi criticado por por a Caapsml em dia, mas isso era um problema antigo q alguém precisava resolver. O projeto Marsterplan se cumprir seu objetivo vai tornar Londrina a melhor cidade. Um ponto tbm fundamental é acabar com as favelas, proporcionando empregabilidade, regularização de trabalhos informais e moradia, investindo no programa Casa Verde Amarela e Cohab. Buscando levar informação para as pessoas q nem conhecem seus direitos. tentar diminuir a desiqualdade social ...

07/06/2021 11:52

​

​

MARIA INES SILVA​

Londrina cidade inteligente

24/05/2021 12:23

​

​

ANA PAULA BELLUSCI GALINDO​​​

Parte (2/2) - ideias para o tema ambiental:- Hortas comunitárias: Londrina poderia construir hortas comunitárias, especialmente em bairros de classe mais baixa ou em conjuntos de habitações, especialmente agora no pós-pandemia com muitas famílias voltando ao mapa da fome. Poderiam também ser cultivadas PANCs e ter algum incentivo para esse tipo de ação em terrenos desocupados. https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/horta-vitoria-regia-beneficia-550-pessoas-com-alimentos-saudaveis/50960- Aproveitamento de resíduos para compostagem: em São Francisco, California, o lixo é separado em 3: reciclável, compostável e rejeitos.  Os resíduos orgânicos são recolhidos, feita a compostagem, e esta matéria orgânica vai para os produtores da região. Visto que nossa região possui muita ligação com o agro, acredito que tem tudo a ver com nossa cidade. Além disso, esse composto orgânico poderia ser usado nas hortas comunitárias.Ref: Documentário ‘Solo Fértil’ (Netflix) – a partir do minuto 25:45.

18/05/2021 16:08

​

​

ANA PAULA BELLUSCI GALINDO​​

PARTE (1/2) Londrina é nossa terra roxa, cidade sinônimo de solo fértil e produtivo, e nós londrinenses temos orgulho de falar que somos pé vermelho. Por isso, imagino Londrina uma cidade que adota políticas sustentáveis, especialmente na área ambiental – para honrar esse nosso legado em um momento em que o meio ambiente está ameaçado por poluição e aquecimento global.Gostaria de compartilhar ideias desse tema adotadas por outras cidades:- IPTU Verde: adotado por cidades como Salvador e Guarulhos, oferece descontos no IPTU para edificações com benfeitorias que promovam o uso sustentável de recursos naturais.

18/05/2021 16:06

​

​

VERUSHKA APARECIDA SILVÉRIO TERESA OLIVEIRA ​​

Eu acredito que londrina tem potencial para ser uma cidade modelo para o Brasil, referência em servicos publicos inteligentes, territorios sustentáveis com programas de integração ensino, serviço e comunidade para as areas de saúde, emprego e renda, segurança pública  e lazer.Programas de desenvolvimento integral ao cidadão respeitando as singularidades do seu território e fortalecendo suas habilidades biopsicossociais.

13/05/2021 20:41

​

​

CLARICE JUNGES​

Vejo uma cidade onde vivem com dignidade todos os habitantes; sem um único morador de rua, sem uma única criança e respectiva família violentadas nos seus direitos humanos fundamentais, com trabalho para todos, sem desigualdade brutal de renda, sem qualquer tipo de discriminação ou violência de cunho étnico-racial, que respeite as múltiplas expressões artísticas, culturais e orientações sexuais... uma feliz cidade! Como sonhou o poeta Thiago de Mello nos seus Estatutos do Homem: “Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

13/05/2021 13:47

​

​

DERICK FERNANDES​

Gostaria de uma cidade com mobilidade inteligente, espaços públicos bem utilizados e mais parques. Temos vários locais belíssimos em Londrina, com muito potencial, mas pouca inovação.

13/05/2021 01:50

​

​

PRISCILA DE JESUS APOLINÁRIO RIBEIRO​

​Gestão Pública: todos os setores da Administração realizarem reuniões semanais com todos os servidores. Objetivo: troca de informação, planejamento estratégico, avaliação dos atendimentos e levantamento de ideias inovadoras.- Educação: todas as creches, escolas e colégios públicos ofereçam ensino bilíngue Português-Inglês e tenham excelentes bibliotecas.- Meio ambiente: árvores frutíferas no canteiro de todas as avenidas, bem como nas calçadas das casas. Objetivo: purificação do ar, aliviar o calor, alimentação de humanos e animais e incentivar o turismo.- Cultura: existência de um Centro Cultural Público em todos os bairros de Londrina, no qual seja oferecida formação cultural para crianças e adolescentes nas áreas de: Literatura, Música, Teatro, Dança e Artes Visuais.- Esporte: existência de um Centro Esportivo Público em todos os bairros de Londrina, no qual seja oferecida formação esportiva para crianças e adolescentes nas áreas: Futsal, Vôlei, Basquete, Atletismo e Handebol.

10/05/2021 13:40

​

​

LUCI MARIA DE LIMA

Imagino uma cidade que proporciona qualidade de vidada para seus moradores. Pensando nos melhores modelos de industrias/empreendimento que venha se intalar na cidade

07/05/2021 15:47

​

​

LUIS CLAUDIO GALHARDI​

Relato sucinto Dra Claudia Catafesta e Conselheiras Tutelares em apresentação de ações de Londrina, ligadas a prevenção a violência em LondrinaQuatro coisas impressionaram muito os amigos de Maringá:1. A existência de 25 professoras mediadoras que trabalham em cooperação e sintonia com a rede e, em especial, em parceria com as ações do conselho tutelar;2. A parceria da Polícia Militar na confecção de "boletim de ocorrência" noticiando as "desproteções" ao Conselho Tutelar;3. A existência de parceria de diálogo e cooperação entre o sistema de justiça (MP, juízas e defensoria pública) e a rede intersetorial;4. A possibilidade do Conselho Tutelar se envolver em projetos com a comunidade e com a rede!Foi emocionante!!

07/05/2021 12:00

​

​

RANULFO PEDREIRO

Londrina precisa se desenvolver de acordo com as próprias vocações, especialmente nas áreas de inovação, tecnologia e cultura, valorizando o que é feito e produzido aqui, incluindo os talentos que nem sempre são reconhecidos.

06/05/2021 12:58

​

​

MILTON MANNARI

Planejar a migração das fiações aéreas para subterrâneos. Criar infraestrutura de trabalho adequado e seguro para a passagem das diversas fiações.  Tornar a cidade menos poluída visualmente a permitir uma melhor integração com a área verde nas vias da cidade.

04/05/2021 22:46

​

 

ANA CRISTINA MISCHIATI

Uma cidade atrativa, acolhedora e conectada, preocupada com o meio ambiente, que cuida do reflorestamento e do plantio de novas mudas, que não promova cortes bruscos nas árvores, que cuide, principalmente, do seu cartão postal que é o Lago Igapó, que fiscalize os esgotos clandestinos, que dê atenção aos animais que vivem no entorno do lago, que promova a educação ambiental tanto nas escolas como em informativos de ruas. Que melhore a sinalização que indicam locais históricos e turísticos. Que cuide dos animais em situação de risco, incluindo os cavalos, que crie um departamento dentro da SEMA e crie estruturas necessárias para a acolhimento, tratamento e encaminhamento destes animais. Que construa o hospital veterinário público. Essa é a Londrina que eu imagino para o futuro, porque pensar no bem-estar animal e no meio ambiente é pensar no futuro.

04/05/2021 16:46

​

 

DÉBORA CAMPOS PEREIRA

Imagino uma cidade cada vez mais desenvolvida, com evolução no setor industrial, com ruas planejadas e mantendo a sua característica em que me fez apaixonar e querer viver aqui, uma cidade desenvolvida mais com áreas verdes.

03/05/2021 10:11

​

 

RODRIGO KARAM MESSIAS

Londrina precisa atrair grandes investimentos industriais. Outras cidades paranaenses, de menor porte, já conseguiram se consolidar como pólos industriais, com grandes empresas multinacionais instaladas. Londrina tem mão de obra qualificada e é referência no norte do estado, portanto, precisa adotar políticas que atraiam empresas como montadoras, grandes farmacêuticas, etc. Tais negócios geram uma grande cadeia de receita para a cidade considerando toda a cadeia produtiva.A mobilidade urbana também precisa ser desenvolvida. Com o esperado crescimento da cidade, tornará-se muito difícil a locomoção através da infraestrutura atual. Pode ser interessante a adoção de incentivos e criação de infraestrutura para que o ciclismo se torne uma opção viável para curto/ médio deslocamento.

03/05/2021 08:05

​

 

FABIO GALIOTTO

Mais aberta a empreendimentos, com geração de empregos de qualidade e, principalmente, que chegue a esses objetivos sem deixar de lado o respeito a questões ambientais e sociais. Comumente o debate é travado como se a proteção social e ambiental fosse inimiga do desenvolvimento econômico, e com o desenvolvimento econômico trabalhado em benefício de poucos. Gostaria de ver ações conjuntas e que facilitassem a abertura da cidade para propostas que vêm de fora.

02/05/2021 15:08

​

​

AMANDA

Em 20 anos, acredito que a cidade de Londrina tem potencial para se tornar uma cidade mais sustentável, melhorar o trânsito e os meios de transporte público.

28/04/2021 01:28

​

​

ULISSES AUGUSTO SAWCZUK DA SILVA

Gostaria de sugerir que Londrina concluísse a construção do Teatro Municipal e erigisse novos museus, maiores e mais ousados, correspondentes à sua grandeza. A cidade poderia ter um Museu de Arte de referência nacional e também um Museu de História Natural. Além disso, seria muito legal se Londrina tivesse mais espaços e eventos culturais de qualidade, com um calendário anual repleto de boas opções.

27/04/2021 23:50

​

 

ULISSES AUGUSTO SAWCZUK DA SILVA

A Londrina do futuro precisa de um sistema de transporte público eficiente, rápido, sustentável e com tarifas acessíveis. Seria maravilhoso se nós tivéssemos um VLT que cruzasse a cidade nos sentidos norte-sul e leste-oeste, com veículos partindo a cada quinze minutos. Também sugiro a implantação de uma rede cicloviária de qualidade, que estimule as pessoas a trocarem seus carros por bicicletas, pois isso contribui para desafogar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a saúde da população.

27/04/2021 23:45

​

​

MARISA ENOKIDA NACAYAMA

Com saúde, segurança e educação de primeiro mundo. Com as pessoas agindo com cidadania e consciência coletiva.

27/04/2021 17:44

​

 

JULIA MITSUE NAKAYAMA NAKAHARA

Com áreas verdes, mais lazer para crianças e família com segurança, condomínio para moradia de idosos (organizada pela prefeitura para locação), com palestras sobre saúde,  exércicios; visitas médicas e entregas de remédios populares. Integração de ônibus entre bairros x faculdades. Educação no trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Conscientização de reciclagem de lixos orgânicos para jardins e hortas. Correta separação de lixo reciclável. Reaproveitamento de águas com armazenamento de chuva.  Economia de energia com incentivo à instalação de energia solar.

25/04/2021 00:45

​

​

NEUSA MARIA RODRIGUES NAPO

Uma cidade pacificadora, trabalhando para a construção da Paz.

16/04/2021 21:04

​

​

RICARDO TERUO GHARIB

Campo Mourão tem a Coamo. Maringá tem a Cocamar. Precisamos de uma indústria com atuação nacional para agregar valor aos produtos agrícolas aqui em Londrina. Nossos representantes precisam lutar para trazer obras de vulto para melhorar a ligação da nossa cidade aos portos.

06/04/2021  08:42:00

​

 

LUIZ CLÁUDIO BUZETI

Olá, Londrina de 2040. A Senhora hoje, apesar de ter “nichos” de arborização, te considero uma “peladona”, peço desculpa por esse termo minha querida Sra. Londrina de 86 anos. Além de ser uma “peladona”, vejo que há muita falta de padronização nos plantios. “Gostaria de uma ação “agressiva” da Prefeitura de Londrina, lançando um Programa de plantio de 100 mil árvores até 2024, dando um tempo de 10 anos, até os 100 anos da nossa cidade, para que essas arvores estivessem maduras e grandes nos 100 anos de Londrina.

05/04/2021 10:22

​

 

OSMAR NIKE

Precisamos mais de lugares para lazer em diferentes pontos da cidade, fica muito limitado só o lago igapó. Acredito que clubes de piscinas tipo o Termas seria muito bom na Zona Norte.

24/03/2021 18:18

​

 

LUIS M. KURIHARA 

Poderia ser criado um app para smartphone onde fosse possível solicitar manutenção (via pública), melhorias, reivindicação, socorro, polícia, bombeiro, ambulância, etc, em situações que fossem necessários, utilizando a geolocalização do smartphone, foto instantâneo do local, áudio, texto.

24/03/2021 15:13

​

 

LUIS M. KURIHARA

Gostaria de sugerir que as coletas de lixo fossem feitas por tipo e dia da semana. Por exemplo: Segunda: Lixo orgânicoTerça: PlásticosQuarta: Latas / Lixo orgânicoQuinta: Vidros, garrafasSexta: Eletrônicos / Lixo orgânico. Assim também teria que ter uma campanha de conscientização e publicidade da separação dos lixos e os dias da semana, podendo ter apoio de ONGs e empresas de reciclagens da cidade, sendo que cada bairro pode ter o calendário diferente para não sobrecarregar as coletas de reciclagem, onde cada morador conseguiria o calendário da coleta do lixo pelo site da prefeitura ou escolas do bairro.

24/03/2021 14:51

​

 

LUIS M. KURIHARA

Gostaria de sugerir em semáforos exclusivos para pedestre fossem acionados por botão para que fique vermelho para os automóveis e com sinalização auditiva enquanto estiver aberto para o pedestre, auxiliando pessoas deficientes visuais. Em semáforos de cruzamentos após as 0h onde tem menos movimentos ficassem em modo de alerta (piscando no amarelo) para que o motorista pudesse parar, olhar e passar caso não tenha veículos passando no momento.

24/03/2021 14:41

​

 

REGIVALDO ANASTACIO

Gostaria que cada bairro/região contemplasse praças e pistas de caminhadas de boa qualidade, amplas e sem apresentar desnível no trajeto. Caminhar faz bem para saúde para as pessoas de qualquer idade.

24/03/2021 14:00

​

 

LEANDRO HENRIQUE RIBEIRO

Conclusão de todo anel de integração da cidade, hoje não temos uma via que nos permita circundar a cidade, falta ainda 3 arcos, o norte, oeste e sul. O leste está praticamente finalizado. Obs: falta fazer a ponte sobre o parque Arthur Tomas... vai fluir melhor o trânsito da Av Portugal para Av das Américas.

23/03/2021 22:28

​

 

LEANDRO HENRIQUE RIBEIRO

Temos uma pedreira dentro da área urbana de Londrina, me refiro a antiga pedreira do jardim Ideal, por que não a transformar num parque aos moldes da pedreira de Curitiba onde existe a Ópera de Arame?

23/03/2021 22:21

​

 

LEANDRO HENRIQUE RIBEIRO

Conclusão do projeto vencedor do Teatro Municipal de Londrina, sem tirar a grandeza do projeto original, Londrina não merece menos que isso.

23/03/2021 22:14

 

​

LEANDRO HENRIQUE RIBEIRO

Revitalização completo da mata do Marco zero, com a construção de uma rua que circunde toda a mata separando a mesma das casas e vielas, transformando em um local seguro para visitação e secreção da população.

23/03/2021 22:16

​

 

LEANDRO HENRIQUE RIBEIRO

O Lago Igapó 1 com toda sua margem liberada para uso da população, desapropriar as casas da margem sudoeste, fazer cumprir a lei sobre proibição de construções nas margens de rios e lagos etc..

23/03/2021 22:11

​

 

ELIZEU VICENTE DOS SANTOS

Imagino que de fato estaremos produzindo em harmonia com o meio ambiente e que os preservadores do meio ambiente tenham vantagem econômica por fazer tal ação.

12/03/2021  17:23:00

bottom of page