top of page

Com reunião do Conselho Consultivo, MasterPlan Londrina 2040 começa a ganhar forma

  • masterplan2040
  • 11 de mar. de 2021
  • 6 min de leitura

Fonte: Assessoria de Imprensa da ACIL


Mais um passo para a consolidação do MasterPlan Londrina 2040 foi dado nesta quarta-feira (10) com a primeira reunião do Conselho Consultivo do plano estratégico que vai traçar os rumos para o desenvolvimento de Londrina pelos próximos 20 anos. Contratado pela Prefeitura de Londrina, o MasterPlan é uma reivindicação antiga das entidades que integram o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, entre elas a ACIL. A iniciativa reúne esforços do poder público e da iniciativa privada para discutir com a sociedade quais os principais temas que devem nortear o futuro de Londrina. A reunião foi realizada de forma virtual e contou com diversos representantes da Prefeitura e de entidades da iniciativa privada.


Entre as novidades, está o site do MasterPlan Londrina 2040, que já está disponível ao público pelo endereço www.2040.londrina.pr.gov.br. O site traz um resumo de todo o planejamento, incluindo o andamento de todo o processo, os documentos que já foram concluídos e uma área exclusiva para a participação popular. Como você quer ver Londrina em 2040? Entre e deixe a sua opinião sobre as áreas de infraestrutura urbana, cultura, habitação, economia e empresas, esporte e lazer, inovação, desenvolvimento social e gestão pública, entre outras.


Opiniões


“A experiência mostra que podemos ajudar a moldar o futuro com base nas decisões que tomamos hoje. Precisamos saber quais são as principais decisões para o desenvolvimento do futuro de Londrina. O nosso desafio é juntar todas essas pessoas que podem ajudar e orientá-las para um futuro convergente”, esclareceu Gustavo Morelli, diretor e sócio da Macroplan Prospectiva, Estratégia & Gestão, empresa vencedora da licitação para elaborar o MasterPlan Londrina 2040 e que já realizou trabalhos similares em Belo Horizonte, Niterói e no Espírito Santo.


“Hoje é um marco para a cidade. Londrina, em 2040, por meio do que estamos plantando hoje, certamente estará agradecida a todos nós, que estamos aqui nos empenhando em fazer a diferença para a nossa cidade. Que possamos aproveitar todos os talentos disponíveis, impulsionando o desenvolvimento ordenado por meio do MasterPlan. Que nós sejamos capazes e tenhamos sabedoria, sem ego e sem vaidade, para construir um bom futuro para Londrina”, argumentou Marcia Manfrin, presidente da ACIL.


Cláudia Romariz, presidente do Fórum Desenvolve Londrina, destacou os desafios para a gestão de uma cidade: “É necessário que toda a sociedade participe desse processo ativamente na proposição de soluções, nas implementações e, principalmente, em um plano de ação de longo prazo. O engajamento da sociedade no conceito e na vivência de uma cidade planejada e orientada para o futuro é essencial para a população se sentir participativa”.


“É muito importante essa convergência de interesses com foco naquilo que importa para a cidade. Que Londrina seja um lugar cada vez mais atrativo e mais próspero para que as pessoas possam viver e se desenvolver enquanto sociedade”, ressaltou Fabrício Pires Bianchi, gerente do Sebrae da Regional Norte - Londrina.


“Não é a Macroplan que faz o planejamento sozinha, não é a Prefeitura, não é o setor público, mas sim o envolvimento de todos que estão neste Conselho. Este é um planejamento que deve ser feito a várias mãos. Há muitos anos se comenta sobre um MasterPlan em Londrina, mas conseguimos fechar essa parceria no ano passado, conseguimos fazer a licitação e contratar a Macroplan. É muito importante a participação de todos”, completou Bruno Ubiratan, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina - Codel.


Representando a Câmara de Vereadores, Jairo Tamura considerou o MasterPlan um marco para Londrina: “Nós enfrentamos todos os dias as dificuldades de uma cidade que não vem sendo planejada. Sentimos muita dificuldade no desenvolvimento e na atração de novas empresas. Quando a gente pensa em uma Londrina melhor, a gente tem que planejar. Espero que a Câmara possa contribuir, queremos ajudar nessa união”.


Para Fernando Moraes, presidente da Faciap, a parceria entre setores privados e públicos é sinal de fortalecimento: “Com certeza a união de todos é o caminho para termos uma cidade pujante. Peço muita resiliência, porque planejamento não é fácil, mas se todos trabalharem na mesma direção, Londrina vai ser a melhor cidade do Paraná e do Brasil”.


Fases


A primeira fase do MasterPlan contou com um levantamento para avaliar a atual situação de Londrina e responder à pergunta: “Onde estamos?”. A Macroplan fez um Inventário de Iniciativas Estruturantes da Prefeitura, com análises dos diferentes planos e ações de planejamento realizados desde os anos 1980. Este levantamento também inclui um Diagnóstico Retrospectivo dos últimos 10 anos e um Benchmarking com temas relevantes. Todos esses documentos, ricos em informações, estão disponíveis para download na página do MasterPlan (www.2040.londrina.pr.gov.br/produtos).


“Tivemos o trabalho de olhar para diversos indicadores socioeconômicos atuais e verificar retrospectivamente na série histórica dos últimos 10 anos, comparando Londrina consigo mesma, com a Região Metropolitana, com o Estado do Paraná e três outras cidades de perfil semelhante ou no qual Londrina pode se inspirar, que são Joinville, Ribeirão Preto e Uberlândia”, explicou Rodrigo Souza, consultor sênior da Macroplan. “Tudo isso serve de insumo para o trabalho que está começando com a inauguração da parte estratégica do MasterPlan, que é a elaboração de uma visão de futuro para Londrina no ano 2040”, completou. Com a definição dos objetivos, o MasterPlan passa a analisar os meios para alcançar o futuro delineado, desenvolvendo projetos estratégicos.


Paralelamente, será criada uma governança específica para o próprio MasterPlan. “O trabalho de execução começa depois que o plano estiver pronto. Então temos que pensar em um modelo de governança e gestão do plano Londrina 2040”, alertou Rodrigo Souza.


Conselho Consultivo


Além das fases específicas, o MasterPlan precisa realizar um trabalho de mobilização social para garantir a participação ativa da população. “Construir um projeto dessa natureza tem uma parte técnica e metodológica, mas é um projeto de interação social. São as pessoas que constroem isso. Então nós estamos instituindo este Conselho como parte deste projeto de interação e mobilização para ouvir a sociedade”, revelou Rodrigo Souza, lembrando que o site também será utilizado para a realização de pesquisas públicas.


O Conselho Consultivo de Planejamento do MasterPlan Londrina 2040 conta com 31 integrantes das mais diferentes áreas, tanto da iniciativa privada quanto do poder público. Os integrantes foram indicados a partir de reuniões da Equipe Técnica do MasterPlan (confira abaixo a lista completa dos integrantes do Conselho), formada por representantes da Codel, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Gestão Pública - contratantes da Macroplan -, junto com ACIL, Sebrae e Fórum Desenvolve Londrina.


Considerado a primeira instância de consulta do MasterPlan à sociedade, o Conselho deve contribuir para o conteúdo do plano, tomar decisões de caráter estratégico para a elaboração e promover discussões dentro das próprias instituições.


Concurso


Em parceria com a Secretaria de Educação, o MasterPlan vai lançar um concurso com estudantes do 1º ao 5º ano da rede pública com desenhos, redações e vídeos sobre a Londrina do futuro.

A intenção é envolver também as famílias na construção do planejamento para 2040, dentro do processo de interação com a sociedade londrinense. O resultado deve ser anunciado em junho. A inscrição será feita no site do MasterPlan a partir da divulgação do concurso nas escolas, que será feita em breve.


“Eu agradeço muito pelo diferencial deste plano, por trazer as crianças para a discussão. Quem sabe elas estarão, daqui a 20 anos, executando o que estamos pensando aqui e agora? Obrigada por incluir nesta conversa quem vai executar esse plano”, destacou Maria Thereza Moraes, secretária de Educação de Londrina.


Documentos


A primeira fase do MasterPlan já rendeu vários documentos que traçam um verdadeiro raio X de Londrina. Todos estão à disposição para download no site. São eles:


- Plano de trabalho: detalha as etapas do planejamento.

- Inventário de iniciativas e planos: apresenta a história de Londrina e mapeia planos anteriores.

- Levantamento da situação atual: analisa e compara os indicadores sócio-econômicos.

- Pesquisa qualitativa: traz entrevistas sobre Londrina realizadas com 80 pessoas.

- Benchmarking: levantamentos de casos e boas práticas de outras cidades em temas relevantes para o desenvolvimento.

- Tendências e incertezas: a ser entregue até o final de março.

Integrantes do Conselho Consultivo do MasterPlan:

- Alex Canziani (Secretaria de Governo)

- Antônio Sampaio (Sociedade Rural do Paraná)

- Ary Sudan (Tamarana Tec.)

- Bernardo Pellegrini (Secretaria de Cultura)

- Bruno Ubiratan (Codel)

- Cláudia Romariz (Fórum Desenvolve Londrina)

- Claudio Tedeschi (Sercomtel Iluminação)

- Costa Branco (CEAL)

- Daiana Lopes (Convention Bureau)

- Euclides Nandes (Sescap)

- Fábio Cavazotti (Secretaria de Gestão Pública)

- Fabrício Pires Bianchi (Sebrae)

- Felippe Machado (Secretaria de Saúde)

- Fernando Moraes (Faciap)

- Gerson Guariente Júnior (Sinduscon)

- Heverson Feliciano (Sebrae)

- Jacqueline Micali (Secretaria de Assistência Social)

- Jairo Tamura (Câmara de Vereadores)

- João Santilli (Salus)

- Leandro Magalhães (Unifil)

- Marcia Manfrin (ACIL)

- Marcelo Canhada (Secretaria de Planejamento)

- Marcelo Cortez (CMTU)

- Marcus Gimenes (Sindimetal)

- Marcus von Borstel (FIEP)

- Maria Thereza Moraes (Secretaria de Educação)

- Paulo Leite (Inovemm)

- Pedro Ramos (Secretaria de Segurança Pública)

- Sandro Nóbrega (Sinduscon)

- Sérgio Carvalho (UEL)

- Sérgio Ozório (Sebrae)

- Tadeu Felismino (IPPUL)

32 comentários


Rohit Rajput
Rohit Rajput
há um dia

With the meeting of the Advisory Council, the Londrina 2040 Master Plan begins to take shape. As city planners and policymakers lay the groundwork for sustainable growth, they focus not only on physical infrastructure but also on the social and legal frameworks that underpin property ownership and community development. After all, how people own, share, and manage property determines how cities evolve — from large-scale urban projects to individual homes.

Interestingly, this emphasis on collective planning and shared responsibility mirrors a common feature in property systems worldwide: the idea of joint ownership of property. Whether in municipal development or private ownership, the principle remains the same — multiple stakeholders come together, share rights, and navigate common responsibilities. Yet, while such arrangements…

Curtir

Seth Fenstermaker
Seth Fenstermaker
há 3 dias

I read that Post and got it fine and informative. Please share more like that... Zonnepanelen 4000 kwh prijs


Curtir

Seth Fenstermaker
Seth Fenstermaker
há 3 dias

This is a fabulous post I seen because of offer it. It is really what I expected to see trust in future you will continue in sharing such a mind boggling post SolarEdge batterij


Curtir

Seth Fenstermaker
Seth Fenstermaker
há 3 dias

I adore your websites way of raising the awareness on your readers. Zonnepanelen 5000 kwh prijs


Curtir

Seth Fenstermaker
Seth Fenstermaker
há 3 dias

Thanks for your post. I’ve been thinking about writing a very comparable post over the last couple of weeks, I’ll probably keep it short and sweet and link to this instead if thats cool. Thanks. SMA Home Storage


Curtir
bottom of page