Reunião na prefeitura dá pontapé inicial ao projeto Londrina 2040

Uma reunião realizada na prefeitura nesta terça-feira (15) deu início ao chamado Master Plan, o serviço de consultoria especializada que pretende traçar o planejamento estratégico do município para os próximos vinte anos. Por meio da iniciativa vai ser possível definir, por exemplo, como Londrina estará quando fizer cem anos, em 2034.

O encontro na prefeitura contou com a participação de representantes da empresa Macroplan, do Rio de Janeiro, contratada para executar o serviço de consultoria a um custo total de R$ 1,2 milhão. A terceirizada tem treze meses para concluir os trabalhos. Um deles, conforme o diretor da empresa, Rodrigo Souza, já se foi. Ele explica que os trabalhos tiveram início com o levantamento dos principais indicadores socioeconômicos da cidade. A empresa também está fazendo a comparação dos dados de Londrina com os de outros municípios brasileiros que têm o mesmo perfil, além de elencar bons exemplos para inspirar a cidade daqui para frente.

Souza ressaltou ainda a importância da sociedade civil organizada na formulação da consultoria. De acordo com ele, é preciso que as entidades locais ajudem a empresa a entender a realidade do município.

Entre as entidades parceiras, destaque para o Fórum Desenvolve Londrina, que, há quinze anos, é o grande responsável por levantar os principais índices sociais, culturais e econômicos da cidade. Para a presidente da entidade, Claudia Romariz, a implementação do Master Plan vai diretamente ao encontro dos anseios do fórum, que sempre quis utilizar os dados para planejar o futuro de Londrina.

O Sebrae também aparece como importante parceiro do município na formulação do planejamento estratégico. Na reunião desta quinta, inclusive, o gerente do Sebrae na cidade, Fabrício Bianchi, entregou ao presidente da Codel, Bruno Ubiratan, o projeto do chamado Ecossistema de Inovação, que pretende tornar Londrina um dos principais polos de tecnologia e inovação de todo o país. Na avaliação de Bianchi, este é o caminho que o município precisa seguir.